terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Contar Para Encantar

PROJETO RODA DE LEITURA
“CONTAR PARA ENCANTAR”

                        O Projeto de Leitura “Contar para encantar” teve início em abril de 2010 e é promovido pela pedagoga Anaísa Angélica Rocha, que assume a personagem “Tia Naná”, na Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”.  O objetivo é propor rodas de leitura públicas de textos em geral em que o leitor-guia desempenha papel importante sendo mediador entre o leitor e o texto lido e estimula o diálogo, dando oportunidade às crianças de falarem e exporem suas opiniões sobre os textos sem nenhuma cobrança, havendo unicamente uma relação de prazer com o que é lido de forma agradável sem preocupações com a teoria.
                        O método escolhido para essas leituras levou em consideração a forte influência das mídias – televisão, internet e jogos eletrônicos –  na vida das crianças e dos jovens. Estas mídias influenciam no papel que a leitura ocupa atualmente, por isso escolhemos histórias interativas que trazem uma nova concepção de formação de leitores em um compromisso social com a informação.
                        Sendo assim, propomos histórias sempre em torno de um tema específico e é feita uma ambientação lúdica no espaço da biblioteca criado para essa finalidade. As leituras são intermediadas pelo leitor-guia que pode ser um contador de histórias, de poemas ou outros agentes de leitura.
                        Ao término de cada leitura, o leitor-guia ou agente de leitura inicia um diálogo com os participantes sobre o texto lido, estabelecendo entre o leitor e o texto uma relação com o cotidiano e o conteúdo dessa conversa é delineado pelos leitores seguindo os questionamentos e as curiosidades apresentadas pelas crianças ou jovens presentes.







1 comentários:

Cida Vieira disse...

Muito bonito este trabalho,é muito importante pois leva as crianças ao mundo da leitura e da imaginação, parabéns!

Postar um comentário